Lugares pra estudar Confeitaria em São Paulo

Olá! Tudo bem? Vou continuar falando mais um pouco sobre confeitaria.

Pelo que andei pesquisando, a área da confeitaria é muito nova no Brasil e pelo que pude observar ela faz parte da grade dos cursos de graduação em Gastronomia e são também cursos de pós graduação em algumas universidades. Além disso você pode também optar por fazer cursos modulares sobre um tópico específico tipo “cupcakes”, “bolos e tortas”, “doces finos”, “brigadeiro gourmet” e assim por diante.

Eu não tenho propriedade nenhuma no assunto pra falar o que é bom e o que é ruim, meu intuito com esse post não é avaliar os cursos que tem aí no mercado. Eu só estou compartilhando com vocês o que achei de curso por aí e o que eu faria.

Anhembi Morumbi:

A minha vontade mesmo era de fazer o curso de pós graduação na Anhembi Morumbi em Confeitaria e Panificação porque é um curso de 1 ano e meio e me deu a sensação de ser uma coisa contínua… que eu iria aprender tanto na teoria quanto na prática e as coisas iriam evoluindo e fazendo um maior sentido.
Tipo acho que eles devem falar dos tipos de açúcar, dos tipos de farinha, porque usa um porque usa outro e tal… mas eu não sei se o curso é assim mesmo porque eu não fiz ele ainda. Eu ainda não sou formada e não posso fazer esse curso. Só depois que me formar.

Senac:

Aí eu pensei em fazer alguns cursos do Senac Aclimação, aqui em São Paulo, e cheguei até a me inscrever no curso de “Bolos e Tortas”. Eram 10 receitas e 5 dias de aula. Então eu calculei que iríamos fazer 2 receitas por dia. Mas eu acabei desistindo do curso e não sei se as receitas são preparadas mesmo pelos alunos ou se só assistimos o professor fazendo… em fim. Mas eles fornecem apostila e tal, então tem teoria. Dessas 10 receitas eu gostava de 5, as outras 5 são doces que eu não gosto. Mas gosto é pessoal. E quando fui pesquisar no google essas receitas elas tinham cara daquelas tortas e bolos de padaria sabe? Nada contra os doces de padaria, eles já me salvaram diversas vezes em comemorações em casa com a família. Mas eu acho feio esses tipos de doce. É muito simples. Não é sofisticado. Aquele chantilly com fios de ovos…. putz. horrendo.

Ateliê Escola Vivian Feldman:

Esse Ateliê eu descobri no google mesmo, ainda não fui até lá visitar, mas pelo site dá pra ver que é um local todo organizado, planejado, tem uma estrutura boa e os cursos são em tópicos tipo “Cake Designer Iniciante”, “Bem Casados”, “Doces Finos” e por aí vai.
A Vivian tem um currículo incrível, estudou fora, se especializou, voltou pro Brasil e fez parte do corpo docente do curso de Confeitaria e Panificação da Anhembi Morumbi.
Eu achei um ótimo curso e tenho vontade de fazer vários cursos por lá. O Ateliê fica em Perdizes, aqui em São Paulo.

Loja Santo Antônio:

Essa loja fica no Tatuapé e lá você encontra tudo quanto que é tipo de produtos pra confeitaria tanto na parte alimentícia quanto em embalagens e utensílios. No segundo andar da loja tem uma sala super ampla, com uma bancada pro professor e as cadeiras pros alunos. Ninguém põe a mão na massa pelo que eu vi quando fui lá, fica todo mundo anotando as coisas que o professor está dizendo. E rolam também umas demonstrações de receitas que o professor executa.
Eu achei os cursos super interessantes, são baratinhos, rápidos e parecem ser legais.

Então são esses os cursos que eu andei pesquisando e pensando em fazer, e que cabem no meu bolso, porque estudar fora do país não faz parte da minha realidade e eu não tenho pretensão de me profissionalizar em confeitaria. Eu gostaria fazer isso por diversão. Uma diversão que eu investisse pra fazer super bem e tirar foto, postar e falar sobre o assunto. 🙂
Estou fazendo minha segunda faculdade, de Direito, e pretendo me formar nela e ter isso como profissão e quem sabe, quando acabar a facul eu faço a pós na Anhembi.

7745f6c2d728ae4269af1728c74d72dc

Deixe um comentário

