Meus novos exercícios no Photoshop – Seleção

Apesar de saber que para uma boa seleção profissional o melhor é utilizar a caneta (Pen Tool) e desenhar um demarcador que fica salvo num canal podendo ser utilizado a qualquer hora como se fosse uma seleção salva que você puxa do canal a hora que quiser e tem muito mais precisão no detalhe do desenho das bordas da sua imagem, eu estou testando as maneiras mais básicas de seleção para fazer alguns trabalhos lúdicos e brincar um pouco no Photoshop.

Resolvi pegar uma imagem de uma modelo com cabelos esvoaçantes e recortar a imagem para modificar o tom do cabelo dela.

Na primeira tentativa eu utilizei apenas a Magic Wand e a ferramenta de seleção rápida combinada com Refine Wedge que vai fazer o efeito de auxiliar na busca de pixels que ainda não estão selecionados quando são por exemplo penas de uma águia, ou no caso, cabelos que tem aqueles fios soltos.

Infelizmente o resultado não foi muito bom. Pois selecionou também algumas áreas em branco que estavam entre os fios do cabelo da modelo e que inviabilizava a aplicação de um fundo colorido ou uma imagem bonita ao fundo…. e então mantive o fundo branco como vocês podem ver. Alterei apenas a cor do cabelo da modelo:

lionesse-beauty-bar-1

lionesse-beauty-bar-2

 

Nisso eu não me dei por satisfeita e fui procurar um tutorial que me explicasse como que eu poderia selecionar o cabelo de uma modelo de forma mais profissional e perfeita para poder fazer um trabalho mais bonito e criativo e achei esse tutorial aqui ó:

E em 5 minutinhos entendi que através do channels criando um canal Alfa1 a partir de um dos canais RGB que tivesse maior contraste da imagem da modelo com o fundo branco, no meu caso utilizei o canal azul, eu poderia criar uma espécie de máscara que iria facilitar o meu trabalho e selecionar apenas o cabelo e a modelo excluindo o fundo branco fazendo assim todos os ajustes necessários em níveis, e pintando com o pincel de cor preta no canal Alfa 1 e depois carregando a seleção eu poderia duplicar a camada e ter só a modelo e seus cabelos sem o fundo branco e voilá! Tudo pronto pra começar a brincar! 😀

Fiz alguns testes e o que eu mais gostei foi esse:

lionesse-beauty-bar-4

 

Obs: Vale a pena lembrar que não me preocupei aqui muito com a resolução das imagens que escolhi porque foram apenas testes de técnicas que estive fazendo, então com certeza se eu for imprimir, primeiro vai estar em RGB e segundo, a resolução não vai estar correta. Foi apenas um teste que pratiquei a técnica do recorte de cabelos e procurei aprimorar a estética no desenvolvimento de um layout… 🙂

Claro que se eu estivesse fazendo um trabalho sério procuraria uma resolução para impressão com 300 dpi, colocaria tudo no modo CMYK, tudo bonitinho como manda o figurino… 😉 Mas aqui é só um teste.

Bom gente, esse foi meu resultado de hoje. E aí, gostaram?

Abraços,

Maíra Brito.

 

 

Deixe um comentário

